Os Significados das Músicas


SIGNIFICADO DAS MÚSICAS


AS MÚSICAS INTERPRETADAS POR ELES MESMOS
PS: Estas interpretações foram colhidas em entrevistas da banda e outros artigos.
As músicas não precisam ser profundamente analisadas. Em uma entrevista Kurt disse que as músicas significavam qualquer coisa que o ouvinte quisesse.
Abaixo segue a lista, separadas por álbum.
BLEACH
Álbum produzido por Jack Endino
nota: Chad Channing foi responsável pela bateria exceto onde mencionado o contrário.
Blew ( : )A música toda fala sobre aprisionamento.Esta letra fala de raptos, ou melhor de sequestros.

Floyd the Barber (2:15 )
Uma música sobre uma pequena cidade que se torna má. O título foi tomado de um personagem do show de Andy Griffith. Todos tendem a se tornar assassinos de massa. A música também mostra medos de castração froidianos.É uma música irônica de quando Kurt era pequeno e foi ao barbeiro.
OBS: Bateria: Dale Crover

About A Girl (2:46)
É sobre um cara fissurado em uma garota, só que tem medo de perdê-la. Dizem que era uma namorada de Kurt chamada Tracy, que estava ameaçando lhe dar um pé na bunda se não conseguisse um emprego.                                                             Obs: 1-Terceiro tema do lado A do longa-duração Bleach que existe em edição especial vinil verde mesclado de branco. O lado B da mesma edição contém um selo especial.
2-A opção de "me aturar"para hang me out to dry é a referência ao habitual desabafo pós-coital.

School (2:40)
Uma música sobre a cena incestuosa de Seattle. A banda parece citar acontecimentos ginasiais. Ter de voltar às aulas depois das férias, ser reprovado, uma canção de estudante.

Love Buzz (3:33)
Cover de uma música gravada peo grupo holandês Shocking Blue, que teve um hit mundial com "Venus", no final dos anos 60.

Paper Cuts (4:04)
Parte da letra é baseada na história de uma família real com quem Kurt se relacionou, que trancava suas crianças em um quarto. Outra parte da letra tem a ver com pais negligentes.
OBS: Bateria: Dale Crover

Negative Creep (2:52)
Narrado em terceira pessoa por um personagem anti-social.

Scoff (4:07)
Uma música direcionada contra as pessoas que não acreditavam na aspiração musical de Kurt.

Swap Meet (3:00)
A batalha dos sexos retratada nos bastidores de uma feira de trocas.

Mr. Moustache (3:21)
Fala contra os homens machistas.

Sifting (5:21)
Agride figuras de autoridade, mencionando padres e professores.
Sifting (5:21)Agride figuras de autoridade, mencionando padres e professores.

Big Cheese (3:40)
Música escrita sobre Jonathan Poneman, da gravadora Sub Pop, e sobre a pressão que ele colocava na banda.

Downer (1:42)
A tentativa de Kurt de fazer uma música política.
OBS: Bateria: Dale Crover
NEVERMIND
Produzido por Butch Vig,
nota: Dave Grohl é o baterista em todas as faixas.
Smells Like Teen Spirit (5:01)Um ataque contra a apatia de sua própria geração.* Muitos pensam que Teen Spirit foi citado devido ao desodorante americano, mas o próprio Kurt declarou que nem conhecia o desodorante. Esta música, que é considerada o hino do Nirvana, fala desta geração de adolescentes, alienados, drogados, nas palavras de Kurt: "É sobre a apatia da minha geração, me enoja. Me enoja minha apatia também". Um dos maiores hits do rock. Obs:1-Axl Rose , em 1992 referia-se a esta canção como o exemplo de que algo corria mal na psique de Kurt: "Ao escrever uma canção como "Smells Like Teen Spirit" que goza toda a sua carreira de auto-compositor e depois usá-la como hino, é de um doido varrido."

In Bloom (4:14)
Um ataque às pessoas que ouvem determinada música pelo motivo errado. Sobre as pessoas que adoram as coisas sem entende-las, ela fala das pessoas que curtem o Nirvana sem saber do que está falando. "Ele não sabe o que significa e eu digo", Kurt fica como conselheiro, apesar de não entendermos, mostra que pode nos ajudar se passarmos a entender.

Come As You Are (3:38)
Uma canção cheia de contradições sobre como agimos e o que pensamos do que a sociedade acha que devemos fazer. Sobre como agimos em contrastes e como a sociedade deve achar que devemos agir, a falta de confiança nas pessoas - "eu prometo que não tenho uma arma". Como as pessoas pensam o que você é o que você deve ser e finalmente o que você realmente é.                                                    Obs:1-A tradução de Come... tendo em conta as obsessões sexuais de Kurt poderá também ter óbvia conotação orgástica e o tempo verbal "vem"poderá sem compromisso do significado da letra ser substituído pela sua forma reflexiva "vem-te". paralelamente o flirt constante de Kurt com a bisexualidade poderá neste caso tornar plausível quer o gênero feminino quer o masculino do destinatário.
2-A tradução de I don't have a gun... como "não estou armado..." pretende manter o duplo sentido de gun que para além do significado corrente de arma ou pistola poderá também significar em calão americano "pênis", tal como foi usado por Jimmy Hendrix, ou então como "seringa hipodérmica". Após 8 de abril de 1994, a grande ironia!

Breed (3:03)
Crescendo e ficando aprisionado na classe média americana. Fala sobre crescer, ter que casar, ter filhos, divorciar e começar tudo de novo e odiar tudo isto.

Lithium (4:15)
Narrativa em primeira pessoa sobre um colapso nervoso. Pode ser também uma atualização da descrição marxista de religião como "ópio do povo". Uma ode ao isolamento. Uma letra genial falando sobre um cara que pretende se matar. Na música, o cara perdeu a garota e os amigos e está deprimido. Decide encontrar Deus antes de cometer tal ato com versos irônicos como "hoje estou tão feliz".               Obs:1-Este tema autobiográfico, recorda as relações de adolescência de Kurt com os seus companheiros que se dedicavam a assaltar farmácias e o iniciaram no consumo de substâncias psicotrópicas. A opção de traduzir crack como "denunciar" vem do contexto referido e da acepção que o termo tem de "dar à lingua" para além de "falhar", "partir", etc...
O lítio (Li) é o metal alcalino, mais leve que se conhece, de cor branco-prateado, que se extrai principalmente de uma mica chamada lepidólito. É utilizado na psiquiatria como tratamento de base de algumas psicoses maníaco-depressivas, para assegurar a estabilidade do humor, requerendo cuidado na sua administração, pois se a terapêutica não for acompanhada de análises periódicas para avaliação da litémia, pode tornar-se tóxico.

Polly (2:54) 
Baseada no sequestro de uma garota de 14 e sua tortura.Uma obra de arte, muitos não a entendem, mas depois de saber seu significado fica claro do que ela se trata: O cara narra o sequestro e estupro que uma garota sofre em seu domínio, com muito drama e novamente com ironia. Dizem ser um fato verídico e ocorreu com uma garota de 14 anos.   Obs:1-Incluída originalmente no LP Nevermind, "Polly" foi retomada no LP Incesticide como "(New Wave) Polly" e também usada essa versão no Unplugged para a MTV.
2-A diferença entre "Polly" e "(New Wave) Polly" está no refrão original.
3-"Polly é uma canção sobre uma violação - com coros irlandeses". Foi assim que Kurt Cobain a definiu. Fácil será imaginar a tempestade emocional que despoletou de "Polly" ter sido usada como banda sonora pelo grupo de homens que violou e espancou uma rapariga, conforme foi relatado por alguns jornais americanos.
4-"Cracker", "a bolacha de água e sal", não parece o mais apropriado para esta conjuntura, tendo em conta que também significa bom-bom explosivo, foguete e até em calão americano "um branco pobre que vive no mato".
5-Em calão americano, relacionado com o consumo de drogas, rope tem o significado de veia. Em calão anglo-americano, nos anos 60 e 70, rope (corda) era utilizado para cânhamo, erva.

Territorial Pissings (2:22)
Canção multi-temática que ataca a figura do machista. Nas palavras de Kurt: "No reino animal, o macho geralmente mija em certas áreas para determinar seu território. As vezes, vejo uns machões reagindo dessa mesma maneira em relação a sexo e poder".

Drain You (3:44)
Uma pura e simples canção de amor. Tema altamente médico. Uma canção puramente de amor. Simplesmente é uma confissão de uma garota a um garoto que não a valoriza. É uma bela música onde a garota confessa com belos versos, mostrando que Kurt conhece tanto a angústia, como o amor.

Lounge Act (2:36)
Uma canção sobre ter uma certa visão e ser nivelado por um relacionamento. É uma canção um pouco "sem sentido", mas fala de problemas amorosos e ser sufocado e ficar louco por este problema como a traíção.

Stay Away (3:31)
Um ataque contra qualquer conformismo. Fala só de reclamar e resmungar, de um cara muito louco com suas opiniões mais ainda, mas acima de tudo, super confuso com suas decisões.

On A Plain (3:14)
Varias pequenas linhas de poesia com vários temas. Fala de muitas coisas reunidas, pensando bem, não fala de nada, porque o cara brinca com a música, falando que vai escrever linhas sem sentido, não fala coisa com coisa, é mais uma música irônica.

Something in the way (3:51)
Uma música sobre a experiência de Kurt ter vivido sobre uma ponte quando foi expulso de casa. Uma bela música(e verídica) que fala de quando Kurt foi expulso de casa e teve que ficar vivendo debaixo da ponte.                      Obs:1-Butch Vig, produtor de nevermind, declarava: "Something In The Way foi a última faixa a ser gravada em estúdio e teve os seus problemas, porque tentamos gravá-la com a banda mas a cena não estava a funcionar, a dinâmica não soava certa. Por fim, Kurt foi para ao pé de mim, para a sala de controlo, tocar a sua guitarra acústica enquanto murmurava as palavras baixinho. Parecia que mal tocava na sua guitarra, tal era o sossogo. Para o silêncio ser total, desliguei o ar condicionado, as ventoinhas. Pus-lhe um micro à frente e gravamos. O resto da faixa foi contruída em torno daquele esqueleto. Metemos o baixo, o violoncelo, a bateria, e assim conseguiu-se aquele ambiente de intimidade."
2-Os pais de Kurt Cobain divorciaram-se quando ele tinha oito anos. Ainda adolescente e após saltar de casa em casa (pai, mãe, tios, avós e amigos) e conseguir incompatibilizar-se com todos, viveu durante uns tempos na rua, como se a pacata cidade de madeira, Aberdeen, fosse uma das metrópoles mais alienantes e infernais do mundo. Dormia em caixas de cartão nos alpendres e utilizava restos de lona ipermeabilizada com alcatrão para se cobrir quando durmia debaixo das pontes nas margens do rio.
3-Kurt Cobain nasceu a 20 de fevereiro de 1967, sendo do signo de Peixes.

Endless, Nameless (6:45)
Anteriormente chamada 'The Noise Jam'. Canção experimental criada quando uma das tomadas de Lithium saiu ruim.


INCESTICIDE
Produzida por Jack Endino
DIVE (3:53)A mesma aplicação da fórmula grunge de reescrever uma música com ênfase na batida pesada da guitarra. Produzida por Jack Endino.

Sliver (2:12)
Uma canção semi-biografica sobre ser abandonado pelos pais. Uma música irônica de um garoto que teve que dormir na casa de sua avó. Pode ser considerada uma canção semibiográfica pelo fato de Kurt ter tido medo de separar-se dos pais.
OBS: Bateria: Dan Peters.

Stain (2:37)
Versão feminina de "Floyd, The Baber". Produzida por Jack Endino. nota Bateria: Chad Channing.

Been A Son (1:53)
Música sobre uma garota cujos pais desejavam um garoto. Origem: Sessões da BBC.
OBS: Bateria: Dave Grohl.

Turnaround (2:17)
Cover de uma música da banda Devo. É uma música irônica onde o cara só fica te xingando. Fala sobre a falsidade das pessoas.
Origem: Hormoaning.
Bateria: Dave Grohl.

Molly's Lips (1:51)
Cover de uma canção dos Vaselines. Um jovem apaixonado por Molly que acaba iludido, por ser tímido. Pelo visto parece que foi ela que quis se aproximar primeiro e acaba deixando o garoto desconsertado. Uma música pura, inocente e irônica, do jeito que Kurt gostava.
Origem: Hormoaning.
OBS: Bateria: Dave Grohl.

Son of a Gun (2:47)
Cover de uma canção dos Vaselines. Quase uma balada. Outra semibiografia, onde ele fala dos tempos pré-nirvana e da sua infância... ( no seu ponto de vista). Ele deve ter se identificado com a música.
Origem: Hormoaning.
OBS: Bateria: Dave Grohl.

New Wave Polly (1:46)
Versão mas rápida de "Polly, que havia sido editada no álbum Nevermind
Origem: Sessões da BBC.
OBS: Bateria: Dave Grohl.

Beeswax (2:47)
Origem: Compilação Kill Rock Stars.
OBS: Bateria: Chad Channing.

Downer (1:47)
Uma das canções de Kurt com conotação política.
Origem: Bleach.
OBS: Bateria: Dale Crover.

Mexican Seafood (1:52)
Algumas pessoas acreditam que seja sobre uma doença venérea.
Origem: Compilação Teriyaki Asthma.
OBS: Bateria: Tchad Channing.

Hairspray Queen (4:12)
"Foi nosso primeiro demo e, olhando pra trás, descobrimos como éramos incrivelmente New Wave... Parece Kajagoogoo" - Kurt.
Produzida por Jack Endino.
OBS: Bateria: Chad Channing.

Aero Zeppelin (4:39)
Uma série de riffs de heavy metal, sem preocupação em manter uma ordem particular. "Demos um nome que lembrava uma dupla de nossas bandas favoritas dos anos 70, Aerosmith e Led Zeppelin." - KurtProduzida por Jack Endino.
OBS: Bateria: Tchad Channing.

Big Long Now (5:01)
"Há muito tempo eu usava cabelos bem compridos e tinha esse tipo de humor. Espero que The Psychdelic Furs não me processe." - Kurt.
Produzida por Jack Endino.
OBS: Bateria: Tchad Channing.

Aneurysm (4:36)
Possivelmente é uma música sobre Drogas (heroína) e, segundo Kurt, é mais uma tentativa de levar o Nirvana de "volta às suas raízes".
OBS: Bateria: Dave Grohl.
IN UTERO
Album produzido por Steve Albini.
nota: Dave Grohl baterista em todas as músicas.
Serve the Servants (3:54)Uma canção autobiográfica sobre toda a experiência do Nirvana. A 'caça às bruxas' contra Courtney Love e uma resposta sarcástica à enfase colocada no divórcio dos pais de Kurt. É como Kurt vê toda a tragetória do Nirvana e se sente preso em se separar pela pressão da mída - "O lendário divórcio não é um saco?".
Obs:1-A utilização de "serve" como venda de droga foi utilizada pela primeira vez por William Burroughs e tornou-se coloquial desde aí; se substituído então a ironia da frase "serve the servantes" (vender droga aos dependentes) neste contexto é evidente.
Scentless Apprentice (3:47)Baseada na novela 'Perfume' de Patrick Suskind, sobre um fabricante de perfumes que mata virgens por sua excência. Baseado do livro preferido de Kurt - "Perfume", de onde ele tira versos para a música. Obs:1-Segundo Kurt Cobain: "Scentless Aprentice é uma história que eu escrevi com base no livro que não consigo parar de reler, O Perfume, de Patrick Suskind."

Heart Shaped Box (4:39)
(Você poderia escrever um livro sobre esta música) Temas de co-dependência e muitos outros temas. Será que esta música, como muitos dizem, fala mesmo de Courtney Love? Pelo que parece, é sim. Já que Kurt aproveitou neste álbum para falar de toda sua angústia, Courtney se encaixaria nesta música - considerada uma das mais belas deste álbum. Ela é um pouco complicada, como a maioria das canções deste álbum. Um exemplo de como esta música é indireta: "Me cortei com cabelo de anjo e respiração de criança" - estaria se referindo a Courtney e a Frances Bean(sua filha). Obs:1-"Haight, referência à comunidade de San Francisco, Haight-Ashbury. 

Rape me (2:49)
Nas palavras de Kurt a canção é sobre uma espécie de justiça poética. Um rapaz estupra uma garota, termina na prisão e é estuprado. Ela é ambígua por que você acha que ela fala sobre o estupro, mas ela pode ser interpretada também como a pressão da mídia sobre ele que de certa forma o "estupra", ele conclui a música dizendo que vai se vingar que eles queimarão, mas como todos sabem, não foi isto que aconteceu. O sentido real, dito por Kurt é que ela realmente fala de estupro.         Obs:1-Este tema de extrema violência quer sonora quer poética, se é que poderemos utilizar o termo poesia para a "escrita" de Cobain, é um manifesto anti-violação tal como Cobain declarou: "Com Rape Me teneti escrever uma canção anti-violação de uma forma agressiva. As pessoas precisam que se lhes atirem as coisas diretamente à cara." Rape-me relata a experiência de um estrupador que por sua vez é estuprado na prisão.
2-Referência ao artigo da Vanity Fair onde o alegado consumo de drogas por Coutney Love, durante a gravidez, era atrbuída a um "inside source".

Frances Farmer... (4:07)
Uma canção sobre a história de Frances Farmer, que foi declarado insano e lobotomizado. Feita em homenagem á atriz de cinema que, nos anos 30, recusou-se a jogar conforme as regras de Hollywood(sendo posteriormente boicotada pelos produtores, internada num hospício e estuprada enquanto se encontrava em "tratamento"), a música também se insurge contra a indústria do entretenimento, que cria ídolos para depois destruí-los quando bem entende. Feita em homenagem á atriz de cinema que, nos anos 30, recusou-se a jogar conforme as regras de Hollywood(sendo posteriormente boicotada pelos produtores, internada num hospício e estuprada enquanto se encontrava em "tratamento"), a música também se insurge contra a indústria do entretenimento, que cria ídolos para depois destruí-los quando bem entende. Obs:1-Frances Farmer era uma heroína para Kurt e Love, e foi em memória dela que a 24 de Feveriro de 1992, Love usou como vestido de noiva, um vestido de renda antigo que lhe pertencera enquanto o noivo trajava um pijama de flanela verde.
2-Pudget Sound, o nome do mar que banha Seattle e cujas águas são cor de esmeralda.

Dumb (2:20)
Ignorância é felicidade. Existe uma certa alegria despreocupada em ser burro. Temas relacionados a drogas dominam a canção. Uma canção de um viciado em drogas, que quer se recuperar, mas não tem controle, a música é narrada com o cara drogado e assim filosofa criando mais uma canção sobre drogas.                              Obs:1-A opção de traduzir skin the sun por enganar, usando a acepção de calão do termo e não por esfolar, liga-se no contexto da letra à inversão de horas "Kurt e Courtney viviam de noite e dormiam de dia, como uns autênticos vampiros", diria Krist Novoselic, uma voz sempre discordante, no que se refere ao excesso de consumo de heroína pelo casal.

Very Ape (1:55)
Um ataque ao machista estereótipo.Uma letra muito indireta que fala um pouco de machismo, o homem na raíz, um animal que não sabe nada e não sabe agir.   Obs:1-O termo "ape" é utilizado no calão americano como sinônimo de hoodlum (vadio, malandro, rufia) ou thug (bandido, rufião) no calão britânico significa "macaco" na acepção de imitador.
2-O fato de utilizar "contadictionary" poderá ser um gozo de Cobain ao coloquial de "dictionary" como dicionário ambulante, isto é, pessoa com um vocabulário muito vasto.
3-A depressão que acompanha a ressaca, "the dirt" escória, refugo, sujidade, podem ter a acepção literal ou então figurativo do esado mental.

Milk it (3:52)
Uma canção sobre co-dependência, com um forte acento médico. Outra canção sobre drogas e das doenças e vícios do homem, "Sou meu próprio parasita..."; "Tenho meu próprio vírus de estimação", com estes versos se vê das podridões do homem, é uma letra muito original, mas "nojenta". Obs:1-"Doll Stick, test meat": Nova referência à filha Frances e também à decisão do tribunal que o obrigava a fazer análises mensais para eventual detecção de drogas, estando desse fato pendente a retirada da custódia da filha.
2-No início de agosto de 1992, iniciou num hospital de Los Angeles, um programa de reabilitação. Isso não o impediu de estar presente no momento em que Frances Bean nasceu, embora ostentando óbvios sinais de privação. 

Pennyroyal Tea (3:36)
Uma canção sobre tomar uma decisão difícil, as difíceis alternativas envolvidas e a culpa que se segue à decisão. Chá de Pennyroyal é uma substância abortiva. Mais uma bela canção e uma das melhores deste álbum, que fala sobre o aborto, mas sem deixar pró ou contra, apenas deixa claro que qualquer uma destas decisões afetam.  Obs:1-Foneticamente confunde-se com Penny Royalty, o que poderá significar "direitos de autor insignificantes". por outro lado poderá também significar "miséria dourada da realeza", ou o mais literal chá de poejos, que Cobain usava para aliviar as dores de estômago.
2-Cobain refere-se à anemic royalty como revelam as suas entrevistas no pós-boom Nirvana, como a impotência e a fraqueza que, quer ele quer a banda têm em controlar os acontecimentos que os rodeiam e os impelem mesmo a contra-gosto para situações e atitudes que não lhe agradam. Exemplo disso é a popularidade que os Nirvana gozam junto da comunidade metálica, fãs e artistas em simultâneo.
3-Cobain sofria de dores terríveis do estômago, daí a referência aos reguladores de acidez estomacal, ao leite morno e ao chá de poejo.

Radio Friendly Unit Shifter (4:49)
De acordo com Kurt esta canção é uma descarga. Uma série de versos aleatórios juntos. O título é uma referência a 'Smells Like Teen Spirit' e seu som adequado a rádios. Um monte de versos inspirados, não fala de um assunto certo, mas possui algumas mensagens significativas. Obs:1-Este tema de Cobain é uma critica declarada às radios e à forma como os artistas e a sua música são utilizados na programação para a busca de audiências. É rambém por outro lado uma crítica velada aos auditores em que rádio mantêm o hábito televisivo do zapping, orientando-se segundo a programação e sem manter a fidelidade a uma sintonia. Em extremo, poder-se-á ver nesta canção um autocrítica aos Nirvana, que de um momento para outro passaram a incorporar as listas de passagem rádio, conhecidas por playlist, mundo fora, não fosse isso uma forma última de mentira dos Nirvana, enquanto banda alternativa. Shifter, que em calão se utiliza como trapaceiro ou mentiroso, tem no seu significado literal associada a noção de turnos, de "à vez". Na terminologia da industria musical "radio unit shifter" significa prensagem para promoção.
2-A fórmula mágica para ser popular é a skeleton key, a chave-mestra, a gazua do sucesso.

Tourette's (1:33)
Esta canção não tem nenhum significado. Kurt apenas esbraveja muito. Baseado na Síndrome de tourette, problema psíquico que leva o indivíduo a xingar e gritar obscenidades a qualquer momento. Fala de como Kurt era bonzinho e se fodia com isso, destacam-se muito os gritos de Kurt.

All Apologies (3:50)
Ao contrário do que acredita a maioria esta música não é sobre Francis e Courtney. A música foi escrita para eles mas a letra não tem nenhuma relação. Kurt dedicou esta música a Courtney e Frances, mas ela não tem nada a ver com eles. Fala muito das proibições do mundo, "em geral é assim que somos" conclui a música e fala realmente disto, do que nós somos e o que podemos fazer.

Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip (7:33)
(versão importada) - Mais ou menos um poema de palavras. É uma canção improvisada. Uma música muito louca que fala de muitas coisas misturadas.


♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com